quarta-feira, 22 de junho de 2022

Palavra de arquiteto "citações, ironias e doses de sabedoria"



 

Eu já disse adeus 

à ideia exaurida de que a 

arquitetura

precisa salvar o mundo.

Peter Zumthor 1943


Nós não criamos a obra.

Acredito que somos, na verdade,

descobridores.

Glenn Murcutt 1936


Para mim, todo dia é algo novo.

Encaro cada projeto com uma nova insegurança,

quase como o primeiro projeto que fiz na vida,

e começo a suar, entro e começo a trabalhar,

sem ter certeza de para onde estou indo

se eu soubesse para onde estou indo, não faria nada.

Frank Geshry 1929


Eu amo papel.

Basta uma bela pilha de papel

e um lápis, e estou contente.

Cecil Balmond 1943


Prefiro desenhar do que falar.

O desenho é mais rápido e deixa menos

espaço para mentiras.

Le Corbusier 1887-1965


Digo a meus alunos: você precisa colocar

o trabalho em primeiro, em segundo o amor,

e em terceiro o sofrimento.

Glenn Murcutt 1936


Sempre senti que a coisa mais importante é 

encontrar uma forma de escapar da estrutura

ou consciência estética que me oprime.

Arata Isozaki 1931


A beleza resultará da bela forma e da correspondência

de todo às partes, das partes entre si, e destas ao todo;

de maneira que a estrutura possa aparecer como um corpo

inteiro e completo, em que todos os membros concordam

entre si e todos são necessários para compor aquilo que 

se pretende formar.

Andrea Palladio 1508-1580


Meu objetivo é decompor as coisas, não ao ponto de se tornarem 

desumanas, mas de modo que seja preciso apenas o número 

exato de palavras ou forma para expressar o que você precisa  expressar.

eu gosto de editar.

Maya Lin 1959


Forma sempre segue função.

Louis Sullivan 1856-1924


Forma segue forma, não função.

Philip Johnson 1906-2005


Uma cadeira é um objeto muito difícil. Um arranha-céu quase chega a ser 

mais fácil. É por isso que Chippendale ficou famoso.

Ludwig Miles van der Rohe 1886-1969


Luz não é uma coisa vaga e difusa, que tomamos como certo 

porque ela está sempre ali, o sol não se levante todos os dias em vão.

Alberto Campo Baeza 1946


Estou sempre em busca de mais luz e espaço.

Santiago Calatrava 1951



compilado e editado por Laura S. Dushkes  

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa pesquisa! Estamos sempre a aprender… eu sei que nada sei… muito bom Pedro!