sábado, 1 de dezembro de 2018

BERNARDO BERTOLUCCI 1941 - 2018



Mais uma estrela brilhante neste céu de ilustres mestres, sua mestria, seu trabalho
ficará sempre entre nós, quem não se deixou emocionar com " Ultimo tango em Paris, ou
O ultimo Imperador " entre outras grandes obras no mundo da sétima arte, que tanto
amo e sempre me acompanhou, obras que sempre mantiveram a marca do
cinema, GRANDIOSO, não o cinema das expulsões, ou arte ultimamente
fortemente marcada com a característica de " dispor ou bem dispor seus consumidores ",
respeito quem aprecia, as pipocas e a gargalhada fácil, ou deslumbramento do
SUPER HERÓI, mas eu sou viciado em coisas que me balancem, provoquem
tempestades no meu viver/pensar/sentir, talvez por isso desde muito novo, não tenho
vergonha ou pudor em chorar que nem um bebé perante o filme que me atinge como
uma bala, seja ele comédia, drama ou ficção, digo sempre, estamos cá ( na terra )
para sentir, se incomodo com a minha transparência tenho pena, mas não tenciono
mudar ...
Bernardo Bertolucci pertencia e irá continuar a pertencer, com o seu espolio, no
grupo dos que faz cinema para nos acrescentar substância a nossa existência, o meu
mais sincero obrigado.
E é com muito orgulho que no grupo, hoje extinto, do qual também fazia parte
( Ummadjam ), grupo musical, temos gravado e registado, um tema com a voz
o saber e algo mais de Bernardo Bertolucci, o tema em questão é o " Banagaia "
mais uma vez uma vénia, a sua obra permanecerá entre nós, os vivos, até qualquer
dia ...
       

Um comentário:

Anônimo disse...

Mesmo que este texto de homenagem ao grandioso cineasta não estivesse identificado, eu saberia que só podia ter sido escrito por um filho meu!
Porque, igualmente, é uma homenagem ao cinema em geral, mas, acima de tudo, à sua forma de o desfrutar e sentir, ou seja, os benefícios e a relação com a maravilhosa Sétima Arte, de quem Bernardo Bertolucci foi um digno e inesquecível representante…

Aníbal