segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

GABRIEL GARCIA MÁRQUEZ 1927 - 2014



" O AROMA DA GOIABA "

O meu trabalho mais difícil foi a preservação da minha vida privada.
Consegui-o , mais restringida e vulnerável do que antes, mas o suficiente
para que caiba nela a única coisa que afinal me interessa de verdade
na vida, que são os AFECTOS dos meus filhos e dos meus amigos ...
Considero-me o melhor amigo dos meus amigos, e creio que
nenhum gosta de mim como eu gosto do amigo que gosto menos ...
A relação com os meus filhos é excepcionalmente boa,
porque por muito consternado, exaltado, distraído ou cansado
que esteja, sempre tive tempo para falar com eles, para estar
com eles desde que nasceram ...
Creio que a melhor coisa que fiz na vida não são os meus
livros, mas sim os meus filhos.
O pior que pode acontecer a um homem que não tem vocação
para o êxito literário, num continente que não estava preparado
para ter escritores de êxito, é que os seus livros são vendidos como
salsichas.
Detesto a televisão, os congressos, as conferências, as mesas
redondas, as entrevistas. O segredo de um casamento feliz
com Mercedes ( sua mulher ) é todos os dias começar do princípio
todos os dias, todos os dias da nossa vida. O esforço é permanente,
e inclusive muitas vezes esgotante, mas vale a pena, o segredo
passa muito por continuarmos a entender as coisas como
as entendíamos antes de casar ...


Ainda estou a ler " O aroma da goiaba " e como estou a gostar tanto
estou a ler muito devagar, a saborear, não vá este prazer de ler
coisa boa grandiosa fugir com o vento, quero guardar migalhas
só para mim, Grande Homem Grande escritor, o meu muito
obrigado.
Quando se refere aos amigos visto de uma forma tão apertada
a camisola amarela, ( ou seja ), identifico-me tanto com a frase
que sinto que poderia ter escrito o mesmo, talvez com as minhas
palavras, mas na essência é isso mesmo que penso, vivo, como
sou ...
Pepedrópo

Um comentário:

Anônimo disse...

Tratando-se, unanimemente, de um dos maiores escritores contemporâneos e de sempre, de todos os tempos, torna-se difícil acrescentar mais qualquer elogio e/ou agradecimento a Gabriel Garcia Márquez!
No entanto, em meu entender, um dos melhores legados que nos deixa, além da sua extensa e extraordinária obra literária, é o enorme exemplo, até ao fim dos seus dias, como ser humano, ou melhor, como pessoa, escritor famoso, figura pública e, acima de tudo, a superior maneira de estar no relacionamento com a família e os amigos…

Aníbal