sexta-feira, 18 de novembro de 2016

OBRIGADO




Hoje li e partilhei nas redes sociais, Um bom livro não termina, se esconde dentro de nós, pois neste mesmo dia escondi mais uma grande obra dentro de mim, de um escritor que estou cada vez mais rendido à sua escrita, as suas magnificas histórias, palavras, colóquios, e pensamentos, Mia Couto, se escondeu dentro de mim, com este enorme romance sobre " vila Cacimba " os Homens as mulheres e tudo o que os rodeia, não só nesta terra, em todas, O amor ou falta dele, a saúde ou a sua falta, a partilha e gosto ou a inveja e a sede de vingança, a mentira, do diz que disse toma tamanhos muito reais, do que acontece quando ouvimos somente o que queremos, tirando partido da melhor perspectiva da elevação do nosso ser.
Adoro como Mia brinca com os velhos dizeres, ditados sábios, que ditos de outra forma no contexto do livro parecem ainda mais certeiros, todas as personagens são maiores que elas próprias representando uma infinita quantidade de seres semelhantes, desde " Sidónio rosa, Deolinda, os Sozinhos, Suacelência e sua Esposinha", todos polvos de muitos outros nomes ...
Citando :
- " A zanga é nossa jura de amor;

 Tens medo de fazer amor comigo ?
- Tenho - Respondeu ele.
- Por ser preta ?
- Tu não és preta.
- Aqui, sou.
- Não, não é por seres preta que eu tenho medo.
- Tens medo que eu esteja doente ...
- Sei prevenir-me.
É porquê, então ?
- Tenho medo de não regressar. Não regressar de ti.

Flores brancas, são beijos-da-mulata, as flores do esquecimento, plantam-se junto aos cemitérios para que os mortos se esqueçam e que, em algum momento, foram viventes. "

Mia Couto


Obrigado, Venenos de DEUS remédios do Diabo já vive escondido comigo, assim como jesusalém.

 

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou plenamente de acordo com os comentários feitos à qualidade do incomparável Mia Couto! Se tivéssemos dúvidas, penso que bastaria ler e interpretar a citação aqui postada e imaginar o conteúdo de toda a obra...

Aníbal