terça-feira, 10 de dezembro de 2013

MAU SINAL

Em julho deste ano, o conselho da União Europeia para o Ambiente ( que reúne os 28 ministros do Ambiente da UE ) chegou a acordo, depois de penosas e prolongadas negociações legislativas com o parlamento Europeu, no domínio da limitação das emissões de dióxido de carbono dos automóveis em circulação: a partir de 2020 deverá ser de 95 gramas de CO2 por quilómetro percorrido.
Ora, em outubro, o governo alemão, com o apoio do Reino Unido, exigiu adiar a entrada em vigor dessa limitação para 2024.
Esta mudança já seria má em si mesma, pois significa, mais uma vez, o recuo das preocupações ambientais que domina as políticas publicas em muitos países, incluindo a Europa. O problema é que veio a saber-se que, 15 dias depois da vitória eleitoral da CDU/CSU, a empresa de autómeis alemã BMW deu ao partido de Merkel um donativo de 690mil euros. A proximidade dois eventos não pode deixar de gerar a suspeita de que também na Alemanha, as " leis se compra e vendem " na praça pública ...

Viriato Soromenho Marques
JL  

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